7 dúvidas sobre cortinas!

10.5.15
1. Qual a medida certa da cortina?
Equação simples. Basta medir a largura da janela e multiplicar por 2 ou por 3 (consoante a queiram com mais mais ou menos corpo). Quanto à altura, depende um bocadinho do pé direito da divisão mas para a média das casas em Portugal diria que já não está mal se somarem a altura da janela + 20 cm acima da janela e depois até ao chão (1 cm acima do chão).

2. Cortinas até ao chão ou até meio da parede?
Como decorre do ponto anterior, sempre, cortina até ao chão! (A não ser que haja um obstáculo, e nesse caso é melhor optar por estore de rolo por exemplo). No caso dos estores de rolo basta que se estendam até ao fim da janela.



3. Estores ou cortinas?
 Lá está. Cortinas. Salvo algumas excepções - como escritórios, cozinhas e janelas com formato difícil - as cortinas conferem mais conforto e requinte ao espaço.



4. As cortinas da casa devem ser todas iguais?
Não. As da casa toda, não. Mas as cortinas de uma divisão que tenha várias janelas, devem se iguais. Mesmo tecido, mesma cor.

5. Que modelo de cortina é mais indicado?
Depende de uma resma de condições (como a cor da divisão, o tipo de decoração, etc, etc). Mas... Nada como uma cortina branca, de composição leve e que não amarrote com facilidade. Vai bem com tudo!



6. Varão ou calha?
Calha, calha sempre bem! O varão até pode ser mais acessível mas caso optem por este suporte, escolham terminais simples e sem grande aparato. A calha com automatismo é mesmo o mais indicado e fácil de usar. Podem ser aplicadas para abrir ao meio ou de um dos lados!

7. Na janela ou na parede toda?
Depende mesmo muito da situação. Mas eu gosto de cobrir a parede toda com cortinas. A não ser que seja uma parede mesmo grande e uma janela mesmo pequena. Dou-vos um exemplo. Esta janela deste quarto ficava a meio da parede mas optei por cobrir a parede toda de ponta a ponta. Fica mais composto.


Há mais dúvidas? Venham elas! 
Boa semana,
ate já!

11 comentários:

  1. Eu também gosto de ver a cortina cobrir a parede toda, mas em minha casa nunca o consigo fazer. No meu quarto a janela não está centrada na parede, fica do lado direito e eu aproveitei a parte da esquerda para colocar uma cómoda.Na sala tenho duas janelas grandes, mas entre as duas tenho parede de que deve ter uns 2 metros de largura e também coloquei uma estante. Nestes casos não há nada a fazer, não é? Cobre-se só a parte da janela e já está.

    ResponderEliminar
  2. Olá Lisete, sigo o blogue e adorei este post!! Estou prestes a colocar os cortinados na minha casa e já me decidi pela calha e tipo onda, a minha questão é que na sala e quarto onde quero colocar tenho uma sanca em volta do tecto e estou na dúvida se fica bem nestes casos ou se devo ponderar fazer um tecto falso sem ser até ao final da divisão, de forma a permitir a ocultação da calha. Muitos parabéns pelo blogue, pela loja e pelas dicas!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andreia!
      Ficaria melhor mas não se preocupe porque se for bem feito, vai resultar mesmo com a sanca.
      Beijinhos! LR

      Eliminar
  3. Boa tarde!
    Agradecia a sua ajuda.
    Na minha cozinha a parede do fundo é toda porta/janela de correr, qual a melhor opção, no seu entender para cortinas?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Estore de tecido talvez seja uma boa opção! É mais prático e igualmente bonito. Um beijinho!

      Eliminar
  4. Olá boa tarde! Coloquei cortinas com calhe de ondas, mas as mesmas não definem até ao chão e têm chumbo na bainha, como faço para que os mesmos possam ficar mais definidos? Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho o mm problema Cláudia e gostava que no fundo, junto ao chao, as ondas se mantivessem bem definidas, pois tendem a "abrir". Alguém nos pode ajudar? Muito obrigada.

      Eliminar
  5. Boa noite,
    Qual o tipo de cortinado utilizado na sala? Adorei.
    Estou a colocar na minha casa e há tantos que fico na dúvida...
    obrigada desde já!

    ResponderEliminar
  6. Olá,gostaria que me ajudasse numa questão! Eu vou por calha dupla e cortinados com onda, senfo que a minha sanca só tem 20cm de largura, se puser uma onda de 5cm nos 2 cortinados ficará um efeito bonito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia, com 20 cm e calha dupla terá necessáriamente de sair para fora uns cm. Mas opte por colocar o cortinado de dentro sem ser em onda para não ocupar tanto espaço.
      Obrigada

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...