5 erros comuns nas compras de decoração

3.7.15
1# Comprar tudo de uma vez!

É típico. Ir ao Ikea, encher 7 carrinhos de móveis, chegar a casa, montá-los e encostá-los às paredes. Pronto, casa mobilada e decorada. Na minha modesta opinião, não é bem assim que a coisa se deve processar! Equipar e decorar uma casa deve ser uma tarefa para levar semanas, meses, anos. É fundamental pensar nas necessidades da casa mas também no estilo de decoração que se pretende adotar. É preciso fazer listas, andar de loja em loja. É importante lembrar que as lojas de decoração, tal como as lojas de roupa, mudam as suas coleções quase todas as estações. E quem espera sempre alcança!


2# Comprar barato

Sim, claro que boa parte das peças deve ter preços acessíveis. Não convém fazer uma segunda hipoteca para mobilar a casa. Mas também é boa ideia investir um pouco mais nalgumas peças. O sofá da sala, a cama, e os cortinados da casa são algumas dessas peças. Provavelmente vão ficar lá em casa 5, 10 anos... Qualidade aqui é fundamental.




3# Comprar por impulso

Sair para comprar pão e levar um aparador para casa pode ser sinal de que se fez um bom negócio mas também pode ser um grande erro. As compras por impulso não são ponderadas e por isso podem levar a más escolhas. Em vez de comprar, peça para reservar, nem que seja umas horas. O tempo suficiente para tirar medidas, avaliar cores, confirmar necessidades. E, se calhar, chegar à conclusão que não é bem aquele aparador que estamos à procura.



4# Comprar... mesmo quando não é perfeito

Comprar um cadeirão de que até nem gostamos muito só porque sim não é desculpa para comprar mal. Porque mesmo que não encontre nas lojas habituais aquela peça que tanto procura, há sempre alternativas que raramente vêm à lembradura. Fazer por medida! Que é como quem diz, fazer exatamente na cor, no padrão, no acabamento e na textura que idealizamos! E ao contrário do que se diz por aí, nem sempre fazer por medida significa comprar mais caro.


5# Comprar modas

Equipar uma casa com base numa moda passageira não é nada boa ideia. As tendências podem e devem estar presentes em artigos facilmente substituíveis como almofadas, bibelos, abatjurs. Por oposição, as peças maiores e mais caras, devem ser compradas escolhendo linhas intemporais.


Bom fim de semana e boas compras, se for o caso!



Fotos: Inslee.net via Pinterest

4 comentários:

  1. O quanto eu preciso de ajuda para iniciar esta fase... :-(

    Até tento mas sinto que nunca consigo ter a ideia geral e tenho tanto medo de gostar de X, Y, Z mas não gostar de X+Y+Z. Aiiii.

    ResponderEliminar
  2. Adoro sempre tudo o que escreve e que sábio :-)

    p.s. Gostava imenso de ler um post seu acerca de tapetes por baixo da mesa de jantar - sim/não/talvez?

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Alo :) é mesmo, eu ainda ando a decorar a minha , mudei há 4 meses, a anterior era moderna, esta é uma moradia anos 50 , parece uma " cottage", é maravilhosa , por isso estou a "encaixar" o que tinha na antiga e decorar esta. É um desafio que adoro, os tetos altos com pé direito 3,50mts, as cortinas , os tapetes, os candeeiros que na outra não tinha e agora vou ter que comprar, as paredes, forro ou não forro com papel, Ufa, tem que ser com muita calma e estar sempre atenta aos preços mais acessíveis, às oportunidades que vao aparecendo, saldos etc. Por isso concordo quando diz que não se pode ir ao Ikea e já está! por este andar acho que vou demorar é anos a decorar a minha!! Bons trabalhos.

    ResponderEliminar
  4. Um erro que me espanta bastante é o de comprar sem medir antes o espaço. Conheço uma pessoa que comprou uma secretária porque na loja parecia pequena e depois em casa quase nem tem espaço para entrar no "escritório"...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...