Páginas

Bancada de cozinha

Agora que temos casa, só falta mesmo tudo o resto. As ideias já andam por aqui a fervilhar mas ainda tenho um montão de dúvidas. Estou tentada a usar madeira na bancada da cozinha. Acho lindo e só de imaginar já fico com um sorriso na cara. No entanto é uma solução que raramente se vê em cozinhas portuguesas. Por isso não sei se será uma boa solução. Acabo de perguntar ao pai o que acha do assunto. Resposta: mármore ou granito. Pois, lá está. Confesso que tenho receio que a madeira fique rapidamente danificada, com tachos quentes e facas afiadas a estragar o meu sonho. Ainda assim, arrisco aqui um pequeno inquérito de algibeira. Alguém por aí tem bancadas de madeira? Impressões? Sugestões? 










Instagram @whiteglam

5 comentários:

  1. Olá!
    Em resposta ao seu inquérito, atrevo-me a responder. Cá vai:

    Eu tenho uma bancada de madeira!!!! E adoro-a!!!
    Qdo comprei a casa (nova, por estrear) a cozinha tinha uma bancada de granito. Isto faria a alegria da maioria das mulheres, mas não a minha....
    Vai daí, convenci (é este o termo...) o meu marido a substituir por uma de madeira e foi o melhor que fiz!
    É claro que quem realizou o trabalho de arrancar a velha e colocar a nova ficou a pensar "esta é doidinha, destruir uma pedra de granito novinha e colocar madeira...", mas eu fiquei tão feliz!!!

    E continuo muito feliz com a minha bancadazinha, sete anos depois! É linda, maravilhosa e faz um brilharete na minha cozinha.
    Tem apenas o inconveniente de ter de ser oleada com alguma frequência, pois decidi não envernizar.
    Apesar de ser um apartamento, a cozinha tem um aspeto rústico/romântico, com os seus armários brancos e bancada de madeira clara (idêntica à das fotos 3, 4 e 5).

    Verdade seja dita: é necessário ter algum cuidado com as facas, com a água na bancada e com algumas substâncias, para evitar manchas.
    Mas depois de nos habituarmos com isto, não custa nada! (ah, e tb n deve levar lixívia, pois mancha...)
    E a bancada não irá durar para sempre, mas também será uma desculpa para uma atualização mais à frente, certo??

    Na IKEA tem umas madeiras de bancada ótimas, lindas, bastante densas e resistentes. Leve o maridão a "dar um passeio" e convença-o com jeitinho. Compensa!

    (e para rematar, digo-lhe que tb assentei pavimento flutuante por cima de pavimento de granito preto novinho, porque achei que era muito escuro e frio...e sim, fiquei muito mal vista aos olhos dos trabalhadores que passaram pelas "minhas obras"...mas n estou nem aí! Qto não vale o aspeto/toque da madeira!!!)

    Boa sorte e muitas felicidades para as obras que aí vêm....

    Susana

    ResponderEliminar
  2. Olá, Lisete

    Concordo com o pai! As bancadas em madeira ficam super giras mas ao mínimo incidente, ficam marcadas e irão condicionar a sua atividade diária. Eu tenho um granito daqueles mais recentes (tipo silestone) e estou satisfeita porque não risca, nem mancha com tanta facilidade! Já agora, felicidades para a nova casa. É sempre fantástico poder remodelar a nossa casa quando se gosta de decoração e arquitetura.

    Felicidades!

    Isabel E

    ResponderEliminar
  3. Boa Noite.

    Vou contribuir com a minha modesta opinião e é apenas a minha opinião.

    Tenho formação na área de engenharia civil e gosto imenso de design, decoração e arquitetura. Vivo fora de Portugal por motivos profissionais e em dezassete anos de casada já vivi em cinco casas diferentes. A casa que tenho em Portugal foi mandada construir por nós.

    Mas não, nunca tive bancada de cozinha em madeira, nem nunca vou querer.

    Acho muito bonita, cria um ambiente acolhedor e em termos de decoração resulta muito bem, mas em termos práticos para mim não funciona.

    É claro que depende do uso que se dá à cozinha, se for para preparar refeições ligeiras e cozinhar muito pouco, então não existe grande problema com a bancada de madeira.

    Quando se faz um uso intensivo da cozinha então já faz diferença, ou se tem um cuidado extremo, ou a bancada vai “sofrer” algum dano.

    - Se a bancada for envernizada e se colocar tachos quentes em cima o verniz vai manchar e abrir pequenas fissuras. Com o tempo a água entra nas micro fissuras e vai danificar a madeira. Caso a bancada seja encerada, a madeira fica com uma marca de queimadura.

    - Facas e garfos, quer a bancada seja envernizada ou encerada, vão deixar as suas marcas, porque a madeira é macia e pouco resistente.

    - Mesmo que a bancada esteja bem encerada ou envernizada, as manchas de copos, chávenas de café ou de gordura vão começar a deixar marcas devido à porosidade da madeira.

    - Quando se amanha peixe ou prepara alimentos com cheiro intenso, se algo escorrer para a bancada não vai ser fácil eliminar o odor. (Eu deitei fora as tábuas de corte em madeira por esse motivo).

    - Para quem gosta de estender massa, por exemplo para um peixe ao pão, uma bancada de mármore ou granito funciona melhor.

    - Outro fator é a higiene, para mim muito importante. A madeira é muito porosa o que leva a uma maior dificuldade na eliminação das bactérias, até porque não se podem usar a maioria dos produtos de limpeza.

    - Último aspeto: a humidade é inimiga da madeira.

    Mármore versus Granito: Mármore menos resistente aos riscos e ao impacto, mais macio e poroso. Pode manchar com alguns líquidos (limão, café, vinho) ou gorduras. Granito é mais resistente ao impacto e a altas temperaturas e por ser pouco poroso é mais higiénico.

    Existem no mercado novos produtos feitos a partir de pedras naturais e aditivos sintéticos. São bancadas bastante resistentes e higiénicas.

    Peço desculpa pelo texto longo.

    Boas obras e poucas “dores de cabeça”.

    Ana

    ResponderEliminar
  4. Boa noite.

    Começo por lhe dar os parabéns pelo blog que é fantástico! Desde que o descobri, não passo uma semana sem o vir espreitar.

    Quanto a bancadas de madeira, são de facto lindas, mas nada práticas para quem verdadeiramente usa a cozinha; a minha irmã tem uma, do IKEA, envernizou-a e não é nada prática, já está manchada e, como de vez em quando se esquecem da proteção, os tachos "colam-se" à bancada.

    Assim, se efetivamente está a pensar usar bastante a sua cozinha, aconselho-a vivamente a seguir a opinião do seu pai.

    Boa sorte com a renovação.

    Ana Paula

    ResponderEliminar
  5. olá... tb adoro bancadas em madeira e há pouco tempo renovei a minha cozinha, mas tenho uns amigos que colocaram bancada em madeira e estão super arrenpendidos... tudo manchado e marcado.... Bjinhos

    ResponderEliminar