Como pintar móveis #1 ** How to paint furniture #1

10.5.12
Prometido é devido! A pedido de muitas famílias vou explicar como podem pintar-se móveis de madeira. Assim de repente, há duas formas de o fazer: à pistola (ou spray, para os menos profissionais) e a rolo (e trincha). Hoje, falamos da lacagem com spray - que a bem dizer é super fácil. Noutro dia falamos do resto.

Lacagem à pistola (ou spray)

Passo 1
Lixar (SUPER importante)
Usar lixas finas (150, 200, 300) para madeiras aplanadas e com bom acabamento. Usar lixas mais grossas (80) para madeiras em estado mais bruto. Neste caso, depois devem usar-se também lixas finas.

Today i will explain how you can paint yourself wooden furniture.
Lacquer spray
   Use fine sandpaper for flattened woods with good workmanship. Use sandpaper thicker to wood in the rough. In this case, must then use fine sandpaper.


Passo 2
Depois de limpar o pó da lixa, aplicar o primário. Manter a lata a uns 20 cm do móvel. Usar máscara.

After cleaning the dust from sanding, apply the primer. Wear a mask


Atenção: a tinta não pode escorrer. Se isso acontecer, limpar antes da secagem e aumentar a distância entre a lata da tinta e o móvel.


Passo 3
Aplicar a tinta. Três demãos de tinta é o ideal, digo eu!. Escolham uma tinta sintética porque é mais resistente. Apesar de tudo, a pintura com spray nunca é tão resistente como a pintura à trincha ou com rolo.

Apply the paint. Choose a synthetic paint because it is more resistant.


Passo 4
Lixar entre demãos. Importante para evitar marcas de tinta escorrida e pequenos defeitos.

 Sanding between diferente paint stages. Important to prevent small defects.


Passo 5
Secagem. Respeitar rigorosamente os tempos de secagem.

Drying


 Dúvidas? Deixem nos comentários que eu prometo voltar ao tema!
Mãos à obra!

WHITE GLAM
WHITE TO COLOR YOUR LIFE!

23 comentários:

  1. Olá obrigada pelo passo a passo :) será que nos pode mostrar como é que se estofa uma cadeira é que eu não faço a menor ideia de como o fazer nas costas da cadeira.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Bom dia!
    Obrigada por fazer um post sobre lacagem. Por favor, poderia nos dizer qual a marca da tinta que usou?
    Um abraço!
    Andréa

    ResponderEliminar
  3. Bom Dia!Oba, oba, muito obrigado pelo tutorial.E agora fico à espera das dicas 'como estofar uma cadeira' :)

    ResponderEliminar
  4. Excelentes dicas, tenho um móvel lá em casa que pretendia pintar, assim já fico com uma ideia de como o fazer. Bjs e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    primeiro dizer que adoro o seu blog.
    Depois e como também já aqui perguntaram, quais as tintas utilizadas? E o primário em spray?
    Eu já tenho pintado imensas coisas, e tenho uma mesa para restaurar, mas tudo o que são peças pequenas(pernas da mesa) dá trabalho com a trincha ou rolo. E tenho adiado o inicio da restauração por isso mesmo, até já pensei em comprar uma pistola de pintura que é um pouco dispendioso.

    Obrigada.

    LG

    ResponderEliminar
  6. Olá Lisete,Vamos lá ver se desta consigo enviar o comentário....
    Sabe faltou referir uma coisa relativamente a este processo :è necessário ter paciência e não querer acabar mal se começa.
    Isto foi uma brincadeira,claro porque eu gostaria de fazer estas coisas ,mas falta-me a paciência.
    mais uma vezobrigada pela sua amizade.
    bjinhos e bfs
    margaerida

    ResponderEliminar
  7. Olá LG, desculpe a demora na resposta. A tinta é Luxens. Primairo e acabamento branco.

    Espero ter ajudado
    LR

    ResponderEliminar
  8. Nossa! Gostei disso. Recuperar esta cadeira é uma arte e também uma terapia. Por falar em spray o que vocês acham se pudéssemos recarregar nosso spray e usar nossa própria mistura de tinta? Vocês podem opinar em www.mpex.yolasite.com?

    ResponderEliminar
  9. Só agora descobri este e parece q vou aprender umas coisas :) Já agora, uma pergunta. No final da "obra feita" e depois de bem seco eu utilizo um verniz incolor para proteger a pintura (também da Luxens). Também o faz?

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde.

    Onde compra a tinta? Em que lojas vendem?

    Não consigo encontrar tinta luxens em spray..

    Aguardo atentamente resposta,

    AM.

    ResponderEliminar
  11. Boa Tarde. Um post com informações muito úteis :)
    Contudo, surgiu uma duvida: A lixa que se deve utilizar entre demãos é a mais fina, correcto?
    Obrigada pelas dicas, veio dar um jeitão!

    ResponderEliminar
  12. gostava de saber se depois de passar primario tambem devo lixar e depois passar a tinta... Ou se posso passar tinta direto no primário?obrigado

    ResponderEliminar
  13. tenho uma duvida quero pintar um movel antigo mas este tem muitos relevos,devo lixar primeiro ou posso passar o primario direto na madeira?
    depois do primario tenho que lixar ou posso passar a tinta direto no primario,muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como a Elisabete Valença, também tenho móveis para pintar com bastantes relevos, acho que não é possível lixar como se fosse tudo plano.... Existe algum truque ou técnica para este tipo de móveis? Obrigada.

      Eliminar
  14. Obrigada pelas dicas. Para lixar depois da primeira demão deve usar-se o mesmo tipo de lixas que se usa no início? O pó não cola à tinta? Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, só pode lixar depois da tinta secar completamente. Bj

      Eliminar
  15. Bem, eu não tenho 1, mas 8 cadeiras para reciclar!!! Obrigada pelas dicas, aproveitei e já estou a segui-la ;)
    Sara

    ResponderEliminar
  16. por favor, vc saberia me informar porque depois que pintei uma comoda com tinta esmalte a base de água ela fica "grudando" com qualquer papel ou livro que coloco sobre ela?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...