Gordices # Sobremesa divertida

15.1.16
Como estamos em cima do fim de semana hoje partilho a receita de uma sobremesa que fiz cá em casa no último fim de semana numa noite em que recebemos amigos para jantar. Desde que casámos fazemos muito mais jantaradas e eu que gosto cada vez mais de as pensar e preparar. Nesta coisa de organizar festarolas caseiras eu e o Orlando somos parceiros no crime, fazemos uma boa equipa porque nos completamos mas temos métodos de trabalho um bocadinho diferentes. Eu trato das entradas, da sobremesa e da decoração da mesa. Ele trata do prato principal e das bebidas. Eu gosto de preparar tudo com antecedência, ir às compras, pensar nos detalhes, na decoração. Ele é mais de improviso, cozinha muito por instinto. Os pratos dele ganham em sabor e os meus provavelmente ganham na estética. Anyway, avancemos para a receita. Vi uma apresentação semelhante há uns tempos num restaurante e achei muito divertido. Quando nos colocaram a sobremesa à frente ficámos os dois a olhar e a pensar.. wtf?! A conselho da menina do restaurante lá começámos a comer. Era delicioso. Mas o que realmente ficou na memória foi aquela primeira imagem. Ora eu tentei fazer uma coisa parecida. Na verdade só é parecida na apresentação porque tudo o resto foi adaptado de uma receita da minha mamã. Et Voilá!

Ingredientes (para cerca de 8 pessoas)

Vasos de barro para plantas
Copo (ou semelhante) para interior de vaso
Bolachas Oreo q.b.
Bolachas Maria q.b.
Café q.b.
1 lata de leite condensado
1 lata de leite normal
5 ovos
1 pacote de natas
Planta verdadeira para decorar



Preparação

Juntar os dois leites às gemas e levar a lume brando. Mexer até engrossar. Reservar.
Noutro recipiente, batem-se as natas e juntam-se às claras em castelo. Reservar no frigorífico.
Ralar grosseiramente bolachas Oreo retirando previamente a parte branca. Reservar.
Molham-se bolachas Maria em café morno e começam a alternar-se as seguintes camadas: bolacha Maria; creme de leite condensado; creme de natas; bolacha Oreo ralada. Na hora de servir, colocar um pedacinho de planta e levar à mesa! Eu usei menta-hortelã mas pode ser hortelã, alecrim, majerico, etc.


Espero que gostem e que se divirtam!


Instagram @whiteglam

2 comentários:

  1. Lisete, muito obrigada pela partilha! Ia ideia fantástica para os meus almoços e jantares mais rústicos! Adorei!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...