Como fazer uma cabeceira de cama ** How to make a headboard

16.5.12
Esta é uma boa forma de poupar dinheiro (e muito!!) na hora de decorar um quarto. Dá um bocado de trabalho mas é bastante simples. Basta ter algumas ferramentas e muita paciência. Fiz esta cabeceira para um quarto que está a ficar muito giro!!! E que mostro em breve... Para já, a cabeceira da cama.



Material necessário:



Passo #1
Cortar a placa de mdf à medida da cabeceira que pretende




Passo #2
Aplicar cola para tecido sobre o mdf. E por cima, a esponja previamente cortada.



Passo #3
Agrafar o dracalon por trás da placa de mdf de forma a que as bordas da cabeceira fiquem cobertas.



Passo #4
Colocar o tecido, esticando-o muito bem e agrafando atrás da cabeceira.



Passo #5
Se quiserem, acrescentem taxas, para um efeito mais txanan!




Passo #6
Coloque as ferragens na parede para deixar a cabeceira bem segura.



E pronto, basicamente é isto! Gostaram?!
Este é o conceito-base que dá para estofar cabeceiras, cadeiras, banquetas, etc.  É um bom projeto para fazer a dois.. Neste caso foi mesmo a quatro mãos! Têm dúvidas?? Deixem comentário!! Beijinhos e até já.


WHITE GLAM
WHITE TO COLOR YOUR LIFE!

26 comentários:

  1. Olá!

    Já ando à algum tempo a pensar em fazer uma cabeceira semelhante, mas tenho medo que não corra muito bem. A tua ficou perfeita!
    Onde é que eu posso arranjar a cola para a espuma? E já agora qual é a espessura da esponja?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro o seu blog, sou brasileira, resido em Niterroi.
    Você esta de parabéns!
    Não entendi como pregar a cabeceira na parede, você explicou o sistema na parede e na própria cabeceira. O que coloca?
    Um abraço, Ana Maria Anatocles.

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana, a espessura da esponja é à sua escolha, eu usei de 2 cm. A cola foi oferta de uma empresa que importa estes produtos... :( Não sei bem onde se compra...

    Olá ana Maria, qualquer loja de ferragens tem este tipo de suporte. Este compramos no Leroi Merlin. Espero ter ajudado! Beijinhos e desculpem a demora na resposta!

    ResponderEliminar
  4. Lisete tenho uma dúvida, no meu caso, eu já tenho a cabeceira, logo não preciso da placa, mas se eu fizer este procedimento vou estragar a minha cabeceira com a cola certo?

    ResponderEliminar
  5. Olá Lisete,
    eu sigo a sua página há muito pouco tempo. Foi através do blog da Ana Antunes que tomei conhecimento da sua existência.Dou por mim a visitar o seu blog quase todos os dias... E eis senão quando que deparo com uma aula sua sobre como fazer cabeceiras de cama, que era precisamente o que estava a precisar que algu´wm me explicasse. As suas imagens e explicações forma muito concisas e precisas! quando tiver a minha terminada, envio-lhe para me dar a sua opinião de professora, ok? bjs e votos de um excelente trabalho. ana

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana!
    Obrigada pelo seu comentário! Fico a aguardar essas fotos! beijinho LR

    ResponderEliminar
  7. olá! Queria fazer mesmo fazer isto, obrigada pela óptima explicação =) Só não consigo é encontrar estas taxas grandes, no leroy só encontrei de 14mm. As que usou têm maior diâmetro certo? Se sim, sabe me dizer onde posso encontrar maiores por favor?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  8. Ola, vou fazer uma cabeceira mais ou menos como esta, mas queria uma ideia para não a colocar presa a parede mas sim no chão. Tem alguma solução?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tente fixa-la ao chao, ou á propria estrutura da cama. Bj

      Eliminar
    2. Pois foi o que pensei prende-la a estrutura da cama, mas que a placa de madeira fosse até a chão? Acha bem? A minha divida é: forro a tábua toda até ao chão? e depois é que a prendo a estrutura da cama? a Ideia é comprar um estrado.

      Eliminar
  9. Olá, adoraria saber qual o tecido que você usou para esta peça. Este em cinza. Como coloco as tachinhas? É fácil? Parabéns e obrigada.

    ResponderEliminar
  10. Gostava de saber quanto gastou para estofar a cabeceira de cama.
    preço da placa de MDF da espuma( que já agora devia ser no minimo de 5cm de espessura e não de 2) cola, tecido,tachas e não esquecer que têm que co
    mprar pistola de agrafar manual... Porque nem todos os estofadores cobram balurdios para fazer esse serviço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, obrigada por visitar o meu blogue e encontrar aqui posts que realmente interessam...!
      Como gosto de responder sempre aos meus/minhas leitores/as, mesmo aqueles que anonimamente me lançam desafios...! aqui vai a resposta à sua dúvida: foram cerca de 100€. Se me encontrar um estofador que trabalhe com estes valores, avise-me que eu tenho muito trabalho para ele!
      Já agora convém acrescentar que o agrafador de que fala já me serviu para, por alto, uns 10 trabalhos deste género, está por isso mais do que pago. Aconselho, alias, toda a gente a comprar um agrafador e deitar mãos à obra!
      Seja feliz, cara anónima!

      Lisete Reis

      Eliminar
  11. Cara Lisete não quero que se sinta ofendida pela pergunta,apesar de eu trabalhar no ramo,acho muito bem que as pessoas façam aquilo que precisam ,porque sempre dá para poupar algum dinheiro. Quando pergunta se conheço estofador que trabalhe por esses valores posso dizer que uma cabeceira de cama depende do modelo e do tamanho ronda os 125 a 150 euros, se for com capitoné aí sim aumenta o valor.
    Já agora não foi um desafio mas sim uma pergunta sincera.
    Termino com os mesmos votos de felicidade na vida e no trabalho.

    ResponderEliminar
  12. Ola,adorei esta cabeceira, vou fazer depois mando foto, gostaria de saber se já postou alguma ideia para revestir uma escada de ferro, tenho uma que liga ao terraço da minha casa,ela é caracol,mas acho tão sem graça, se puder me ajudar,ficarei eternamente grata, como sei que gosta de desafios, pelo que ja li nas respostas.
    Aguardo, felicidades, amo decoração e sempre passo pra dar uma olhada no seu blog.
    abraço

    ResponderEliminar
  13. Ola,adorei esta cabeceira, vou fazer depois mando foto, gostaria de saber se já postou alguma ideia para revestir uma escada de ferro, tenho uma que liga ao terraço da minha casa,ela é caracol,mas acho tão sem graça, se puder me ajudar,ficarei eternamente grata, como sei que gosta de desafios, pelo que ja li nas respostas.
    Aguardo, felicidades, amo decoração e sempre passo pra dar uma olhada no seu blog.
    abraço

    ResponderEliminar
  14. Olá, boa tarde. Sigo o blog há bastante tempo e hoje vim à procura desta temática, que me interessa particularmente porque estou a mudar de casa e não encontro cadeiras para a sala de estar. A minha ideia é comprar umas básicas brancas e estofá-las.

    Mas como leiga que sou, vinha perguntar-lhe onde é possível encontrar a esponja e o dracalon e os preços aproximados. Sou de Lisboa, pelo que acredito que haja muita oferta.

    Obrigada e parabéns pelo blog e pelo bom gosto!

    Beijinho,
    Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina. Por estranho que pareça, não existe assim tanta oferta!! Mas pode encontrar os produtos que procura na Pollux.
      Boa sorte e obrigada!
      LR

      Eliminar
  15. Olá, boa tarde. Sigo o blog há algum tempo e hoje vim à procura desta temática que me interessa particularmente dado que estou a mudar de casa e não encontro cadeiras para a sala de estar. A minha ideia é comprar umas básicas brancas e estofá-las.

    Mas como leiga que sou, vinha perguntar onde é possível encontrar a espuma e o dracalon, e os preços aproximados. Sou de Lisboa, pelo que acredito que haja muita oferta.

    Obrigada e parabéns pelo blog e pelo bom gosto!

    Um beijinho,

    Catarina

    ResponderEliminar
  16. Olá! Qual a espessura da placa mdf? Pode indicar onde se consegue encontrar a esponja? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla, a placa de mdf deve ter 1,5cm. A esponja pode encontrar por exemplo na Pollux. Beijinhos LR

      Eliminar
  17. Boa tarde...
    Adorei o blog e a resolução para a cabeceira de cama.
    No entanto tenho uma duvida... Eu já tenho uma cabeceira de cama que queria fazer uma modificação. Posso usar essa ou tenho de comprar na mesma a placa mdf?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  18. Olá !... Bela ideia :) A que distância ficam aquelas taxinhas? Uns 5cm em cada uma? Obrigada!

    ResponderEliminar
  19. Bom dia,
    E como fazer quando a cabeceira fica visivel de ambos os lados? Ou seja vou colocar num sommier, que ficará encostado à parede (tipo sofá, uma cabeceira de cada lado. Vou fazer a cabeceira mas não sei ainda bem como.... Alguém pode ajudar?????

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...