4 erros comuns na decoração

9.7.14
Não é nada muito científico mas não deve andar muito longe da verdade. São assim quatro grandes cruzes credo do mundo da decoração. Refiro-me, claro, à realidade portuguesa.

#1 Mobília toda escura
Culpa dessa virose chamada wengé que assolou o país nos últimos anos. Mas também de um certo culto pela madeira no seu tom natural. É verdade que a madeira é um material nobre, bonito e que deve ser preservado. Mas... será que a madeira deixa de existir só porque lhe damos uma pintadela?! Pois. #Solução: manter algumas peças em madeira natural, claro que sim! Mas adicionar claridade com os têxteis, juntar outros materiais como o vidro. Iluminar a divisão.



#2 Mobília tooooda igual
Culpa dos anos 80 que inventaram a mobília por atacado. Não era preciso pensar muito, lá isso é verdade. Tudo fazia pendant com tudo. A mesma linha, o mesmo traço, a mesma desgraça. #Solução: Não tenham pressa. Comprem as peças com calma mesmo que levem anos (sim, anos!) a concluir a decoração da casa. Um sofá aqui, uma mesa ali. Sem medo de misturar estilos e materiais. Para não se perderem completamente vão mantendo a coisa nos eixos através de uma ou duas cores ou de um tema. E não abusem das peças demasiado impactantes.


#3 Cor a mais... ou a menos!
Culpa da virose da parede pintada. Toooda a gente pintou uma (só uma!) paredezinha lá em casa, verdade? E o pior é que normalmente eram cores que nos davam um sobressalto cada vez que olhávamos para lá. Rosa choque, verde pirili, vermelho semáforo... Também há o oposto. Salas que nos adormecem logo no primeiro olhar! Desprovidas de cor, de alegria, de vida. #Solução: Esqueçam a parede fluorescente. Escolham uma ou duas cores de que gostem e que não sejam muito cansativas. Usem esta combinação cromática em apontamentos. Ou mesmo na tal parede pintando ou colocando papel de parede. Procurem um ponto difícil: aquele em que o brilho encontra a sobriedade!



#4 Azulejos...
...Nem sei bem de quem é a culpa mas se o encontrarem, avisem-me. Azulejos que imitam mármore, azulejos que imitam granito, azulejos que imitam tudo e mais alguma coisa. Mosaico pintada como se fossem manchas. Azulejos com raminhos de salsa, taças de fruto e toda a espécie de vegetais. Quem não viu já alguma destas beldades? #Solução: Arrancar esta praga da parede parece o mais definitivo mas é também mais difícil e dispendioso. Forrar as paredes com mdf, com lambrim ou mesmo com outros azulejos (ou mármore verdadeiro, já agora!!) é uma segunda opção. Baratinho mesmo é pintar por cima destas obras de arte. Não resolve tudo. Mas ajuda muito a manter a vista lavada.



Deve haver outros cruzes credo, lembram-se de algum? 


WHITE GLAM
WHITE TO COLOR YOUR LIFE!

7 comentários:

  1. Ah!ah!ah!ah! nunca imaginei rir com um blog de decoração, mas está fantástico e muito bem apanhado!! Essa da parede verde "pirili" é mesmo verdade! Aconteceu-me numa casa de férias no ano passado e não queria acreditar, que, num apartamento demasiado clássico para casa de praia, alguém tivesse a ousadia de pintar uma parede de verde...que deve ser verde pirili, porque é entre o verde alface e outro que não identifico...horroroso!
    Entre os cruzes-credo que referiu, ainda há, o conjunto de três sofás cheios de pregas, com encaixes de madeira e o não pode deixar de ser, os paninhos em crochet para braços e cabeça...é tão piroso, mas ao mesmo tempo uma delícia kitsch!!

    ResponderEliminar
  2. Então e uma fachada de uma casa decorada com três padões diferentes de azulejo? Nem queria acreditar! Uma pérola. Principalmente tendo em conta que fica no litoral alentejano, mais propriamente na vila morena.

    ResponderEliminar
  3. Pois eu cá não fui na historia de pintar paredes, nem das mobilias escuras!
    Outras cruzes: crochet em tudo que é lado, passadeiras por cima de carpetes, cortinados verde alface ou rosa fluorescente, cortinados de 1,50 em janelas de 2mt...

    ResponderEliminar
  4. Ahahaha muito bom!! É bem verdade. Mas para mim há ainda duas grandes pragas para além dessas:
    1. Tijoleira de churrasqueira pela casa toda (aquela alaranjada e feia).
    2. Paredes areadas.
    3. Casas de banho minúsculas com azulejos escuros nas paredes e no chão - a fazer pandant com a loiça :)

    E assim estão reunidos os 7 pecados virais da decoração portuguesa! :D

    ResponderEliminar
  5. E os jarrões com flores artificiais? Tipo orquídeas rosa choque...

    ResponderEliminar
  6. Muito bom.. Muito bom mesmo. Difícil mesmo é explicar ás pessoas porque não resulta....

    ResponderEliminar
  7. Verde pirili! hahaha Gostei!
    Obrigada pela partilha! ;)
    Bj de boa semana,
    Sofia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...